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Marketing Digital X Tradicional: Diferenças


Amaria de começar este postagem agradecendo a todos empreendedores e colaboradores que postaram comentários com suas dúvidas e desafios após a primeira matéria publicada. Analisei todos os posts cuidadosamente e notei que a vasto maioria indicou estar com dificuldades em transformar a sua ideia em negócio. Alguns estão montando o protótipo com capital respectivo, contudo em busca de investidores, sempre que outros com problemas em fazer um plano de negócios, ou seja, a extenso maioria tentando transformar a tua ideia/protótipo em um negócio. Nesta fase inicial do desenvolvimento da idéia, diversas pessoas tendem a acompanhar o padrão convencional, doutrinado por muitas faculdades, como o de se fazer um plano de negócios.


Sendo que a extenso maioria das pessoas empacam nesta fase, pois não sabem como fazer um. O plano de negócios é uma ferramenta proveitoso, todavia será que ela é realmente essencial pra formar seu negócio? Atualmente, com muitos cursos e alternativas a serem explorados eu diria que o plano de negócios é “over rated”. Um sábio professor de Babson College chamado, Bob Caspe, assim como concorda com essa minha suposição e durante uma de tuas palestras perguntou para os membros: “Qual o principal fator para sobrevivência de uma empresa?


A pergunta parece ser óbvia, porém curiosamente, ninguém da platéia acertou a resposta. Algumas pessoas responderam: pessoas, marketing, estratégia,etc. Entretanto ninguém lembrou que sem faturar uma empresa está fadada ao fracasso. Quer dizer, o principal fator pra sobrevivência de qualquer corporação é tua inteligência de gerar caixa. Precificação De Produtos Numa Operação Online , nenhuma corporação, com exceção das filantrópicas, sobrevivem.


Por tanto, do que adianta fazer um plano de negócios, Quais As Melhores Estratégias De Marketing Digital Para o Seu Negócio? , atrair investimento, estruturar a operação, para no final das contas o seu artefato/serviço não ser comercializado da maneira projetada? No decorrer da euforia da bolha de web, entre 1999 a 2001, a vasto maioria das startups pontocom seguiram este paradigma.


E qual foi o resultado? Pouquíssimas sobreviveram. O amplo porquê do fracasso foi por elas terem apostado numa hipótese, montada a partir de um plano de negócios, que improvavelmente consegue retratar a realidade. Como já dizia o velho ditado, a prática é bem diferente da suposição. Com isto, queremos concluir que a maneira mais pratica de provar uma idéia é vendendo-a.




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Existem muitas formas de “vender” uma idéia, cujo o principal propósito é provar que tua teoria (conjectura) tem procura no universo real. E a melhor forma de se provar uma teoria é conduzindo uma experiência pra testá-la, utilizando o mesmo processo de um cientista, conforme segue no quadro ao lado.


O primeiro passo é possuir uma conjectura - tua idéia. Segundo passo é guiar uma experiência pra testar a tua circunstância, como vender a sua idéia pra amigos, empresas, pessoas desconhecidas para olhar se de fato existe uma procura. O terceiro passo é analise dos resultados para validar a tua conjectura - provar que tem demanda pra sua idéia no mercado.